O Agrupamento
De acordo com o programa educativo e metodologia adoptada pelo CNE, o Agrupamento está organizado em quatro secções, dos 6 aos 22 anos.
Alcateia
"Gil Eanes"
Na Iª Secção, ou Alcateia, encontram-se os nossos mais jovens marinheiros. Com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, a Alcateia encontra-se organizada em Bandos, cada um com 5 a 7 elementos, os Lobitos. Cada Bando assume a designação de uma cor, alusão às várias cores que o pelo dos lobos podem assumir.
Cada bando é liderado pelo Guia de Bando, que sendo um Lobito mais velho tem como missão auxiliar e orientar os mais novos.
Flotilha
"Bartolomeu Dias"
Na IIª Secção, ou Flotilha, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos temos os nossos Moços. A Flotilha escontra-se organizada em tripulações, com 4 a 7 elementos, cada Flotilha pode ter 2 a 5 tripulações. Cada tripulação escolhe um animal marinho para seu Totem, animal este que reune caracteristicas com as quais os elementos das Tripuações se identificam.
As tripulações são lideradas por um Timoneiro, este tem como função orientar a sua tripulação na persecussão dos seus objetivos.
Frota
"Vasco da Gama"
Na IIIª Secção, ou Frota, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos temos os nossos Marinheiros. A Frota escontra-se organizada em Equipagens, com 4 a 7 elementos, cada Frota pode ter 2 a 5 tripulações. Cada Equipagem escolhe uma personagem de elvado relevo, no panorama nacional ou mundial, de preferencia ligado ao meio marinho para seu Totem, esta personagem este reune caracteristicas com as quais os elementos da Equipagem se identificam.
As Equipagens são lideradas por um Mestre, este tem como função marear a sua Equipagem de modo a que este se mantenha no rumo delineado.
Comunidade
"Infante D. Henrique"
Na IVª Secção, ou Comunidade, com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos temos os nossos Companheiros. A Comunidade escontra-se organizada em Companhas, com 4 a 7 elementos, cada Comunidade pode ter 2 a 5 Companhas. Cada Companha escolhe uma personagem de elvado relevo, no panorama nacional ou mundial, de preferencia ligado ao meio marinho para seu Totem, esta personagem este reune caracteristicas com as quais os elementos da Companha se identificam, e o qual devem de utilizar como modelo de vida.
As Companhas são lideradas por um Arrais, este tem como função nevegar os escolhos de modo a que a sua Equipagem chegue a bom porto.